Planejamento 2021

INTRODUÇÃO

O ano de 2020 pode ser considerado o mais desafiador para o presente século em função da pandemia ocasionada pela Covid-19. A Educação, assim como outras áreas, sofreu e ainda sofre grandes impactos com o fechamento em todo país dos prédios escolares para o atendimento presencial.

Nossa rede, seguindo as recomendações do Conselho Nacional de Educação, se esforçou muito para pensar na organização para o funcionamento das escolas de forma remota. O cenário imposto nos lançou na busca pela adequação da rede na continuidade de ações, nos pautando em referências para se pensar a educação de maneira não presencial. 

A equipe pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, refletindo sobre o percurso trilhado no presente ano e analisando os desafios para 2021 organizou estas proposições a partir de cinco eixos norteadores:

Os eixos supracitados foram elaborados com o objetivo de apoiar os momentos de planejamentos das Unidades Escolares, que deverão considerar ações para o atendimento remoto e o atendimento presencial. Não se trata de material instrucional do tipo manual a ser seguido, mas apoio a partir de alguns princípios que podem contribuir com os fazeres das escolas. 

Embora o momento atual sinaliza que ainda estamos no auge da crise epidemiológica causada pela Covid-19, achamos prudente e recomendável planejarmos um possível retorno, baseados no Documento Orientador- Diretrizes e Protocolos da SME para o retorno às aulas presenciais (S.J.do Rio Preto, 2020), bem como continuidade e encadeamento das ações de aproximação e orientação de estudo em contexto remoto. 

No presente documento serão sugeridos materiais complementares para o planejamento inicial de 2021. Para tal intento foram consultados conteúdos disponibilizados pelo Estado de São Paulo e organizações institucionais de Educação.



Orientações para o Planejamento 2021 (1).pdf