Arte Contemporânea e a Poética dos Bebês
Apresentação
Neste espaço apresentam-se Sequências de Atividades resultantes de um percurso de
estudos, discussões, reflexões, práticas e registros desenvolvidos em Encontros de
Formação Continuada, promovidos pela Secretaria Municipal de Educação.
Inspiradas em artistas contemporâneos, as Sequências foram elaboradas por professores
de Berçários que participaram do Projeto de Formação Continuada “Linguagens na
infância- experiências que transformam: olhar, escutar, movimentar, comunicar e
produzir marcas”, realizado pela equipe de Capacitação da Educação Infantil em 2018.
Os textos foram organizados e sistematizados pela professora formadora Luciana
Perpetuo Máximo.
Os planejamentos embasam-se em estudos e experiências das professoras pesquisadoras
Denise Nalini e Susana Rangel sobre a conexão entre a Arte Contemporânea e a poética
dos bebês e também sobre o conhecimento de artistas contemporâneos que apresentam
em seus processos criativos aspectos que se aproximam e assemelham aos modos de
exploração dos bebês.
Pretende-se por meio da divulgação dos planejamentos no site da Educação Digital,
validar processos vividos e socializados nos encontros de formação. Em respeito à
subjetividade dos sujeitos envolvidos, potencial crítico-reflexivo, autonomia do
professor, contexto de aprendizagem e diversidade local, não há intenção de que as
Sequências sejam reproduzidas tal e qual, mas que possam inspirar a prática pedagógica
de professores de Berçários, repertoriar e instigar novas proposições com vistas ao
atendimento às necessidades e direitos de aprendizagem dos bebês.
Luciana Perpetuo Máximo
Formadora SME
Sequências de Atividades inspiradas
em
Artistas Contemporâneos