Arte Contemporânea e a Poética dos Bebês

Apresentação

Neste espaço apresentam-se Sequências de Atividades resultantes de um percurso de

estudos, discussões, reflexões, práticas e registros desenvolvidos em Encontros de

Formação Continuada, promovidos pela Secretaria Municipal de Educação.

Inspiradas em artistas contemporâneos, as Sequências foram elaboradas por professores

de Berçários que participaram do Projeto de Formação Continuada “Linguagens na

infância- experiências que transformam: olhar, escutar, movimentar, comunicar e

produzir marcas”, realizado pela equipe de Capacitação da Educação Infantil em 2018.

Os textos foram organizados e sistematizados pela professora formadora Luciana

Perpetuo Máximo.

Os planejamentos embasam-se em estudos e experiências das professoras pesquisadoras

Denise Nalini e Susana Rangel sobre a conexão entre a Arte Contemporânea e a poética

dos bebês e também sobre o conhecimento de artistas contemporâneos que apresentam

em seus processos criativos aspectos que se aproximam e assemelham aos modos de

exploração dos bebês.

Pretende-se por meio da divulgação dos planejamentos no site da Educação Digital,

validar processos vividos e socializados nos encontros de formação. Em respeito à

subjetividade dos sujeitos envolvidos, potencial crítico-reflexivo, autonomia do

professor, contexto de aprendizagem e diversidade local, não há intenção de que as

Sequências sejam reproduzidas tal e qual, mas que possam inspirar a prática pedagógica

de professores de Berçários, repertoriar e instigar novas proposições com vistas ao

atendimento às necessidades e direitos de aprendizagem dos bebês.

Luciana Perpetuo Máximo

Formadora SME

Sequências de Atividades inspiradas

em

Artistas Contemporâneos

UNIVERSO DE SENSAÇÕES amélia toledo.pdf
Bebês com Oiticica.pdf
MAR DE SENSAÇÕES Ernesto Neto.pdf
CAMINHOS PENETRÁVEIS-RAfael Soto.pdf
Beatriz Milhazes.pdf
Infinitas possibilidadesBOLAS-yayoi kusama.pdf