Search this site
Embedded Files
SME - São José do Rio Preto
  • Início
  • Unidades Escolares
  • Concursos e Processos
    • Processos Seletivos
      • Estagiários
      • Professores
    • Concursos
    • Transferências
  • Notícias
    • Green Nation
    • Plantio
    • Curso de Leitura
    • Notícias 2020 a 2021
    • Notícias 2022
    • Notícias 2023
  • Resoluções e Comunicados
    • Downloads
  • Giro na História
  • Repertoriando
    • Elenco
    • Programação
    • Ouça Aqui
    • Veja aqui (Legendados)
  • Batalha Poética
  • Jogos da Mente
  • Africanidades
  • Planejamento
    • Planejamento 2022
      • Eixo 1: Processos contínuos de escuta e acolhimento
      • Eixo 2: Organização do Trabalho Pedagógico
      • Eixo 3: Avaliação das ações da U.E, aprendizagens e dos estudantes
      • Eixo 4: Formação da equipe escolar quanto ao uso de tecnologias
      • Referências Bibliográficas
    • Planejamento 2021
      • Eixo 1: Processos contínuos de escuta e acolhimento
      • Eixo 2: Formação da Equipe Escolar em relação aos protocolos de saúde
      • Eixo 3: Formação da equipe escolar quanto aos aspectos pedagógicos:
      • Eixo 4: Avaliação das ações da unidade escolar
      • Eixo 5: Formação da equipe escolar quanto ao uso de tecnologias
      • Referências Bibliográficas
    • Planejamento 2020
    • Planejamento 2019
      • Educação Infantil
        • Organização do Planejamento
        • Acolhimento da equipe
        • Análise dos resultados da escola e construção coletiva do plano de ação
        • Recepção dos Alunos nas semanas inciais: acolhimento e adaptação
        • Observação e Escuta atenta
        • Planos de Ensino
      • Ensino Fundamental
        • Organização do planejamento)
        • Acolhida da Equipe
        • Análise dos Resultados da Escola e Construção Coletiva do Plano de Ação
        • Recepção dos Alunos e Primeiros Dias Letivos
        • Avaliação Diagnóstica Inicial
        • Planos de Ensino
      • Resoluções
  • Educadores
    • Formação 2022
    • Formação 2021
    • Materiais 2020
    • Trio Gestor
      • 2019
        • Primeiro Encontro 11 de Abril
        • Segundo Encontro 16 de maio
        • Terceiro Encontro 13 de Junho
        • Quarto Encontro 04 de Julho
        • Quinto Encontro 08 de Agosto
        • Sexto Encontro 12 de setembro
        • Sétimo Encontro 03 de outubro
        • Oitavo Encontro 07 de novembro
        • Nono Encontro 05 de dezembro
      • 2023
        • Primeiro Encontro
        • Segundo Encontro
    • Estágio Supervisionado
    • Acervo Unidades escolares
      • 0 a 5 anos
      • 3 a 5 anos
      • Ensino Fundamental - livros
  • Conselhos
    • CME - Conselho Municipal de Educação
    • FUNDEB - Conselho Municipal
    • CAE - Conselho de Alimentação Escolar
    • CBE - Conselho Municipal de Controle Social do Programa Bolsa Escola
    • CONAE 2022
  • Ouvidoria
  • PME
  • Comea
    • Ações
    • Reuniões
    • Programa
    • Leis e Decretos
    • Materiais de Apoio de EA
    • Membros
    • Histórico
    • Regimento Interno
    • Contato
  • Educação Alimentar
    • Vídeos
    • Áudios
  • Polo UAB - Rio Preto
    • Cursos
      • Graduação
      • Pós-Graduação
    • Editais
    • Contatos
  • CIECC
    • Agendamentos
    • Contato e Localização
    • Planetário
    • Programação
  • Educação Infantil
    • Formação 2019
      • Escolas municipalizadas Julho 2019
        • 1º Encontro
        • 2º Encontro
        • 3º Encontro
      • Berçário
        • Ingressantes 2019
        • Arte Contemporânea e a Poética dos Bebês
        • 1º Encontro
        • 2º Encontro
        • 3º Encontro
        • 4° Encontro
        • 5° Encontro
      • Maternal
      • Coordenação
        • 1º Encontro
        • 2º Encontro
        • 3º Encontro
        • 4º Encontro
        • 5º Encontro
        • 6º Encontro
        • 7º Encontro
    • Formação 2018
      • Professores Iniciantes 0 a 3 anos
      • Professores Iniciantes4 e 5 anos
      • Berçário
      • Práticas Inspiradoras
      • Maternal
      • Etapa
    • Documentos Escolares SME
  • Educação Especial
    • Público-Alvo da Educação Especial
    • Relatos de Experiência
    • Sites para Consultas
    • Equipe
    • Salas de Recursos Multifuncionais do Município
    • Documentos Normativos
    • Parceiros
    • Materiais de Apoio
    • Boas Práticas
SME - São José do Rio Preto
  • Início
  • Unidades Escolares
  • Concursos e Processos
    • Processos Seletivos
      • Estagiários
      • Professores
    • Concursos
    • Transferências
  • Notícias
    • Green Nation
    • Plantio
    • Curso de Leitura
    • Notícias 2020 a 2021
    • Notícias 2022
    • Notícias 2023
  • Resoluções e Comunicados
    • Downloads
  • Giro na História
  • Repertoriando
    • Elenco
    • Programação
    • Ouça Aqui
    • Veja aqui (Legendados)
  • Batalha Poética
  • Jogos da Mente
  • Africanidades
  • Planejamento
    • Planejamento 2022
      • Eixo 1: Processos contínuos de escuta e acolhimento
      • Eixo 2: Organização do Trabalho Pedagógico
      • Eixo 3: Avaliação das ações da U.E, aprendizagens e dos estudantes
      • Eixo 4: Formação da equipe escolar quanto ao uso de tecnologias
      • Referências Bibliográficas
    • Planejamento 2021
      • Eixo 1: Processos contínuos de escuta e acolhimento
      • Eixo 2: Formação da Equipe Escolar em relação aos protocolos de saúde
      • Eixo 3: Formação da equipe escolar quanto aos aspectos pedagógicos:
      • Eixo 4: Avaliação das ações da unidade escolar
      • Eixo 5: Formação da equipe escolar quanto ao uso de tecnologias
      • Referências Bibliográficas
    • Planejamento 2020
    • Planejamento 2019
      • Educação Infantil
        • Organização do Planejamento
        • Acolhimento da equipe
        • Análise dos resultados da escola e construção coletiva do plano de ação
        • Recepção dos Alunos nas semanas inciais: acolhimento e adaptação
        • Observação e Escuta atenta
        • Planos de Ensino
      • Ensino Fundamental
        • Organização do planejamento)
        • Acolhida da Equipe
        • Análise dos Resultados da Escola e Construção Coletiva do Plano de Ação
        • Recepção dos Alunos e Primeiros Dias Letivos
        • Avaliação Diagnóstica Inicial
        • Planos de Ensino
      • Resoluções
  • Educadores
    • Formação 2022
    • Formação 2021
    • Materiais 2020
    • Trio Gestor
      • 2019
        • Primeiro Encontro 11 de Abril
        • Segundo Encontro 16 de maio
        • Terceiro Encontro 13 de Junho
        • Quarto Encontro 04 de Julho
        • Quinto Encontro 08 de Agosto
        • Sexto Encontro 12 de setembro
        • Sétimo Encontro 03 de outubro
        • Oitavo Encontro 07 de novembro
        • Nono Encontro 05 de dezembro
      • 2023
        • Primeiro Encontro
        • Segundo Encontro
    • Estágio Supervisionado
    • Acervo Unidades escolares
      • 0 a 5 anos
      • 3 a 5 anos
      • Ensino Fundamental - livros
  • Conselhos
    • CME - Conselho Municipal de Educação
    • FUNDEB - Conselho Municipal
    • CAE - Conselho de Alimentação Escolar
    • CBE - Conselho Municipal de Controle Social do Programa Bolsa Escola
    • CONAE 2022
  • Ouvidoria
  • PME
  • Comea
    • Ações
    • Reuniões
    • Programa
    • Leis e Decretos
    • Materiais de Apoio de EA
    • Membros
    • Histórico
    • Regimento Interno
    • Contato
  • Educação Alimentar
    • Vídeos
    • Áudios
  • Polo UAB - Rio Preto
    • Cursos
      • Graduação
      • Pós-Graduação
    • Editais
    • Contatos
  • CIECC
    • Agendamentos
    • Contato e Localização
    • Planetário
    • Programação
  • Educação Infantil
    • Formação 2019
      • Escolas municipalizadas Julho 2019
        • 1º Encontro
        • 2º Encontro
        • 3º Encontro
      • Berçário
        • Ingressantes 2019
        • Arte Contemporânea e a Poética dos Bebês
        • 1º Encontro
        • 2º Encontro
        • 3º Encontro
        • 4° Encontro
        • 5° Encontro
      • Maternal
      • Coordenação
        • 1º Encontro
        • 2º Encontro
        • 3º Encontro
        • 4º Encontro
        • 5º Encontro
        • 6º Encontro
        • 7º Encontro
    • Formação 2018
      • Professores Iniciantes 0 a 3 anos
      • Professores Iniciantes4 e 5 anos
      • Berçário
      • Práticas Inspiradoras
      • Maternal
      • Etapa
    • Documentos Escolares SME
  • Educação Especial
    • Público-Alvo da Educação Especial
    • Relatos de Experiência
    • Sites para Consultas
    • Equipe
    • Salas de Recursos Multifuncionais do Município
    • Documentos Normativos
    • Parceiros
    • Materiais de Apoio
    • Boas Práticas
  • More
    • Início
    • Unidades Escolares
    • Concursos e Processos
      • Processos Seletivos
        • Estagiários
        • Professores
      • Concursos
      • Transferências
    • Notícias
      • Green Nation
      • Plantio
      • Curso de Leitura
      • Notícias 2020 a 2021
      • Notícias 2022
      • Notícias 2023
    • Resoluções e Comunicados
      • Downloads
    • Giro na História
    • Repertoriando
      • Elenco
      • Programação
      • Ouça Aqui
      • Veja aqui (Legendados)
    • Batalha Poética
    • Jogos da Mente
    • Africanidades
    • Planejamento
      • Planejamento 2022
        • Eixo 1: Processos contínuos de escuta e acolhimento
        • Eixo 2: Organização do Trabalho Pedagógico
        • Eixo 3: Avaliação das ações da U.E, aprendizagens e dos estudantes
        • Eixo 4: Formação da equipe escolar quanto ao uso de tecnologias
        • Referências Bibliográficas
      • Planejamento 2021
        • Eixo 1: Processos contínuos de escuta e acolhimento
        • Eixo 2: Formação da Equipe Escolar em relação aos protocolos de saúde
        • Eixo 3: Formação da equipe escolar quanto aos aspectos pedagógicos:
        • Eixo 4: Avaliação das ações da unidade escolar
        • Eixo 5: Formação da equipe escolar quanto ao uso de tecnologias
        • Referências Bibliográficas
      • Planejamento 2020
      • Planejamento 2019
        • Educação Infantil
          • Organização do Planejamento
          • Acolhimento da equipe
          • Análise dos resultados da escola e construção coletiva do plano de ação
          • Recepção dos Alunos nas semanas inciais: acolhimento e adaptação
          • Observação e Escuta atenta
          • Planos de Ensino
        • Ensino Fundamental
          • Organização do planejamento)
          • Acolhida da Equipe
          • Análise dos Resultados da Escola e Construção Coletiva do Plano de Ação
          • Recepção dos Alunos e Primeiros Dias Letivos
          • Avaliação Diagnóstica Inicial
          • Planos de Ensino
        • Resoluções
    • Educadores
      • Formação 2022
      • Formação 2021
      • Materiais 2020
      • Trio Gestor
        • 2019
          • Primeiro Encontro 11 de Abril
          • Segundo Encontro 16 de maio
          • Terceiro Encontro 13 de Junho
          • Quarto Encontro 04 de Julho
          • Quinto Encontro 08 de Agosto
          • Sexto Encontro 12 de setembro
          • Sétimo Encontro 03 de outubro
          • Oitavo Encontro 07 de novembro
          • Nono Encontro 05 de dezembro
        • 2023
          • Primeiro Encontro
          • Segundo Encontro
      • Estágio Supervisionado
      • Acervo Unidades escolares
        • 0 a 5 anos
        • 3 a 5 anos
        • Ensino Fundamental - livros
    • Conselhos
      • CME - Conselho Municipal de Educação
      • FUNDEB - Conselho Municipal
      • CAE - Conselho de Alimentação Escolar
      • CBE - Conselho Municipal de Controle Social do Programa Bolsa Escola
      • CONAE 2022
    • Ouvidoria
    • PME
    • Comea
      • Ações
      • Reuniões
      • Programa
      • Leis e Decretos
      • Materiais de Apoio de EA
      • Membros
      • Histórico
      • Regimento Interno
      • Contato
    • Educação Alimentar
      • Vídeos
      • Áudios
    • Polo UAB - Rio Preto
      • Cursos
        • Graduação
        • Pós-Graduação
      • Editais
      • Contatos
    • CIECC
      • Agendamentos
      • Contato e Localização
      • Planetário
      • Programação
    • Educação Infantil
      • Formação 2019
        • Escolas municipalizadas Julho 2019
          • 1º Encontro
          • 2º Encontro
          • 3º Encontro
        • Berçário
          • Ingressantes 2019
          • Arte Contemporânea e a Poética dos Bebês
          • 1º Encontro
          • 2º Encontro
          • 3º Encontro
          • 4° Encontro
          • 5° Encontro
        • Maternal
        • Coordenação
          • 1º Encontro
          • 2º Encontro
          • 3º Encontro
          • 4º Encontro
          • 5º Encontro
          • 6º Encontro
          • 7º Encontro
      • Formação 2018
        • Professores Iniciantes 0 a 3 anos
        • Professores Iniciantes4 e 5 anos
        • Berçário
        • Práticas Inspiradoras
        • Maternal
        • Etapa
      • Documentos Escolares SME
    • Educação Especial
      • Público-Alvo da Educação Especial
      • Relatos de Experiência
      • Sites para Consultas
      • Equipe
      • Salas de Recursos Multifuncionais do Município
      • Documentos Normativos
      • Parceiros
      • Materiais de Apoio
      • Boas Práticas

Início

Ações

Reuniões

Documentos

Programa

Leis e Decretos

Materiais de Apoio

Sobre a Comea

Histórico

Membros

Regimento Interno

Contato

Histórico

Em atendimento a Lei Municipal n. 10.181, com posterior modificação pela Lei Municipal n. 10.819, foi criado o Grupo de Trabalho de Educação Ambiental (GTEA), que atuou com o apoio de várias Secretarias Municipais, bem como com a Coordenadoria de Educação Ambiental da Secretaria do Estado de Meio Ambiente, desenvolvendo ações relativas à implementação do Programa Municipal de Educação Ambiental. Este grupo atuou para o desenvolvimento e implantação das ações previstas no Plano Municipal de Educação Ambiental. 

Plano de Educação Ambiental - GTEA

Este Plano foi desenvolvido pelo GTEA e foi um importante norteador para as ações do Grupo. Tal Plano contou com um resgate histórico das ações em Educação Ambiental nacionais e municipais, trouxe as diretrizes, os princípios, a missão do Grupo, bem como seus objetivos.

Também, havia as linhas de ações e a forma de avaliação das ações que foram estabelecidas pelo Grupo.

Em 2018, por meio do Decreto Municipal 18.124, que regulamenta o Programa Municipal de Educação Ambiental, foi criada a Comissão Municipal de Educação Ambiental – COMEA, que substituiu e ampliou as funções do Grupo de Trabalho de Educação Ambiental (GTEA). Essa mudança levou em consideração as ações no Programa Município VerdeAzul (PMVA) na diretiva Estrutura e Educação Ambiental, as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU (Organização das Nações Unidas) e todas as demais políticas públicas, programas, projetos e ações de educação ambiental do município que devem estar previstos no Programa Municipal de Educação Ambiental. Dessa forma, a COMEA passou a contar com representantes do poder público de outras secretarias além de Educação e Meio Ambiente e Urbanismo e também com membros da sociedade civil. 

Comissão Municipal de Educação Ambiental - COMEA

No dia 19 de julho de 2018, o prefeito Edinho Araújo deu posse à Comissão Municipal de Educação Ambiental (Comea). Durante a posse, o prefeito disse que a comissão visa consolidar as ações dos ODS, do PMVA e de outros projetos no âmbito da educação ambiental tanto formal, ou seja, na rede de ensino como fora das escolas, em todo o município, para todos os públicos.

O papel da COMEA, nesse novo contexto, é o de elaborar, implementar e monitorar a Política Municipal de Educação Ambiental e o Programa Municipal de Educação Ambiental. Foi também determinado que a Comissão deve estimular o intercâmbio de experiências e saberes para a construção de propostas que visem a mediação de interesses e resolução de conflitos socioambientais.

 A COMEA, portanto, visa consolidar as ações dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU (Organização das Nações Unidas), do Programa Município VerdeAzul de Educação Ambiental e de outros projetos no âmbito da educação ambiental tanto formal, ou seja, na rede de ensino como fora das escolas, em todo o município, para todos os públicos. Dessa forma, trata-se de uma comissão democrática, relevante, que une pessoas do governo e da sociedade civil, envolvidas já na área de educação ambiental.

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL 2019.pdf

Programa de Educação Ambiental

Tendo como referência o Plano de Educação Ambiental desenvolvido pela GTEA e os demais documentos norteadores das ações em Educação Ambiental, a COMEA elaborou este Programa Municipal de Educação Ambiental que visa a nortear as ações da Comissão. Este documento é revisado a cada três anos e fornece as diretrizes para o desenvolvimento do Plano de Educação Ambiental que é elaborado, implementado e revisado anualmente, juntamente com o Mapeamento das Ações de Educação Ambiental no Município.


Para saber mais, acesse o Programa Municipal de Educação Ambiental, bem como seu Plano Anual de Ação que dispõem de toda trajetória histórico-ambiental do município, as diretrizes, os princípios, a missão, os objetivos, as ações, o cronograma, entre outros.

Rua General Glicério, 3947 - Vila Imperial - CEP 15.015-400 - São José do Rio Preto - SP

Telefone (17) 3211-4000

E-mail: gabinete@educacao.riopreto.br / gabinete.smedu@riopreto.sp.gov.br 

Report abuse
Page details
Page updated
Report abuse