Ensino Fundamental 

 “Quantas e quantas vezes, na vida, já nos deparamos com algo que se inicia? 

São incontáveis os momentos em que tivemos que começar, buscar formas 

e meios para fazer acontecer. Na escola, não é diferente. E mais do que iniciar 

algo, temos a impressão de que estamos recomeçando. É como se fosse 

possível retomar alguma ação exatamente do ponto em que ela ficou parada, 

olhar para o passado, verificar que nada foi transformado e começar tudo outra vez... 

No entanto, muitos caminhos foram percorridos; condições, situações e peculiaridades 

foram vividas. Resultados, problemas e dificuldades se apresentaram e demandaram, 

mais do que reflexão, enfrentamento. Nesse contexto, quem participou dessa experiência 

jamais será o mesmo. Foi transformado e transformou. Sua percepção está em outro 

nível. Essa mudança já afetou o processo de construção de sua identidade e, também, 

colaborou para a ampliação dos espaços de interação com o outro. Provavelmente, 

na mesma proporção, cresceram as expectativas e a intensidade do desejo de 

novas descobertas. 

Novas experiências virão, mais momentos significativos farão parte de nossas 

vidas. E vislumbrar horizontes passa, necessariamente, por planejar e pactuar, 

não um recomeço, mas uma revitalização”. 

(Momentos significativos – Documento Orientador CGEB – “Planejar é preciso, acontecer 

também é preciso – Com os pés em 2017!”. São Paulo, fevereiro de 2017)

 

Iniciar um novo ano letivo requer novos planejamentos. Vasconcellos (2014, p.80) nos orienta que “planejar é um processo contínuo e dinâmico, de reflexão, tomada de decisão, colocação em prática e acompanhamento”.

Em vista disso, precisamos pensar que o sujeito que reflete também é o sujeito da decisão, da ação e a probabilidade de concretização é maior diante de um ato planejado.

Assim, a organização desse momento se faz necessária para que em colaboração a equipe escolar (re)construa suas propostas, seus planos e (re)organize seus tempos e espaços. 

 Visando a apoiar esse ato de “planejar” nas escolas, a equipe de formação da SME (Gerências de Capacitação, Educação Infantil, Ensino Fundamental) sugere os seguintes passos: