Ensino Fundamental

“Quantas e quantas vezes, na vida, já nos deparamos com algo que se inicia?

São incontáveis os momentos em que tivemos que começar, buscar formas

e meios para fazer acontecer. Na escola, não é diferente. E mais do que iniciar

algo, temos a impressão de que estamos recomeçando. É como se fosse

possível retomar alguma ação exatamente do ponto em que ela ficou parada,

olhar para o passado, verificar que nada foi transformado e começar tudo outra vez...

No entanto, muitos caminhos foram percorridos; condições, situações e peculiaridades

foram vividas. Resultados, problemas e dificuldades se apresentaram e demandaram,

mais do que reflexão, enfrentamento. Nesse contexto, quem participou dessa experiência

jamais será o mesmo. Foi transformado e transformou. Sua percepção está em outro

nível. Essa mudança já afetou o processo de construção de sua identidade e, também,

colaborou para a ampliação dos espaços de interação com o outro. Provavelmente,

na mesma proporção, cresceram as expectativas e a intensidade do desejo de

novas descobertas.

Novas experiências virão, mais momentos significativos farão parte de nossas

vidas. E vislumbrar horizontes passa, necessariamente, por planejar e pactuar,

não um recomeço, mas uma revitalização”.

(Momentos significativos – Documento Orientador CGEB – “Planejar é preciso, acontecer

também é preciso – Com os pés em 2017!”. São Paulo, fevereiro de 2017)

Iniciar um novo ano letivo requer novos planejamentos. Vasconcellos (2014, p.80) nos orienta que “planejar é um processo contínuo e dinâmico, de reflexão, tomada de decisão, colocação em prática e acompanhamento”.

Em vista disso, precisamos pensar que o sujeito que reflete também é o sujeito da decisão, da ação e a probabilidade de concretização é maior diante de um ato planejado.

Assim, a organização desse momento se faz necessária para que em colaboração a equipe escolar (re)construa suas propostas, seus planos e (re)organize seus tempos e espaços.

Visando a apoiar esse ato de “planejar” nas escolas, a equipe de formação da SME (Gerências de Capacitação, Educação Infantil, Ensino Fundamental) sugere os seguintes passos: