Avaliação Diagnóstica Inicial

ANEXOS 11 e 12

AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA INICIAL

A avaliação diagnóstica inicial tem papel fundamental na identificação das necessidades e potencialidades observáveis dos alunos para planejamento das ações educativas.

Identificar o que os alunos já sabem e em quais pontos apresentam desconhecimento ou dificuldades, no início do ano letivo, é essencial para iniciar o planejamento docente. Essa avaliação deve contemplar os diferentes momentos e as diversas observações do desenvolvimento dos alunos nas propostas realizadas. É importante observar suas interações, sua oralidade, sua participação, entre outros tantos aspectos. Em relação à Língua Portuguesa e Matemática, cabe uma observação mais específica, e deve ocorrer após a etapa de acolhimento. Assim, realizá-las após as duas primeiras semanas de aula torna-se mais produtivo. É importante planejar essa avaliação diagnóstica inicial contemplando os conteúdos e habilidades que os alunos já deveriam ter construído e outros que propõem desafios um pouco mais avançados.

Ao realizarmos a avaliação diagnóstica inicial, juntamente com os registros da avaliação da aprendizagem dos alunos nos anos anteriores, conseguimos identificar a realidade de cada turma, quais habilidades possuem ou apresentam dificuldades para refletir sobre os caminhos a serem traçados em prol do melhor desenvolvimento dos alunos.

Ressaltamos que a avaliação diagnóstica não deve ser realizada apenas no início do ano, mas no decorrer do processo educativo, pois possibilita o monitoramento das aprendizagens e o redirecionamento do fazer pedagógico.

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