Educação Infantil
“O que eu vi, sempre, é que toda ação principia mesmo
é por uma palavra pensada. Palavra pegante, dada ou
guardada, que vai rompendo rumo.”
Guimarães Rosa
Vasconcellos (2014, p.80) nos orienta que “planejar é um processo contínuo e dinâmico, de reflexão, tomada de decisão, colocação em prática e acompanhamento”.
Em vista disso, precisamos pensar que o sujeito que reflete, também é o sujeito da decisão, da ação e a probabilidade de concretização é maior diante de um ato planejado.
Nesse sentido, os dias de planejamento são de fundamental importância para a análise dos resultados alcançados, para a organização do trabalho a ser desenvolvido e para a definição de prioridades. É importante que essas discussões tenham continuidade nos espaços coletivos da equipe pedagógica como o HTPC e o PPM, que precisam ser potencializados por meio do estabelecimento de grupos colaborativos.
Desta forma, visando a apoiar esse ato de “planejar” nas escolas, a equipe de formação da SME (Gerências de Capacitação, Educação Infantil, Ensino Fundamental) sugere os seguintes passos: organização do planejamento, acolhimento da equipe, análise dos resultados da escola, construção coletiva do plano de ação, recepção dos alunos nas semanas iniciais - acolhimento e adpatação, observação e escuta atenta, planos de ensino e plano escolar.