A Comissão Municipal de Educação Ambiental é responsável por elaborar, implementar e monitorar a Política Municipal de Educação Ambiental e o Programa Municipal de Educação Ambiental. Ainda, a COMEA, visa a consolidação das ações dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU (Organização das Nações Unidas), do Programa Município VerdeAzul de Educação Ambiental e de outros projetos no âmbito da educação ambiental tanto formal, ou seja, na rede de ensino como fora das escolas, em todo o município, para todos os públicos.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são uma agenda mundial adotada durante a Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável em setembro de 2015 composta por 17 objetivos e 169 metas a serem atingidos até 2030.

A COMEA incorporou os ODS em suas ações, incentivando, fomentando e articulando o desenvolvimento dos ODS no Município.

Programa Município VerdeAzul

Lançado em 2007 pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, atual Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente, o Programa Município VerdeAzul – PMVA tem o inovador propósito de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental com a descentralização e valorização da agenda ambiental nos municípios.

A COMEA desenvolve e articula as ações em Educação Ambiental considerando as Diretivas do Programa Município VerdeAzul.

Funcionamento da COMEA

A Comissão Municipal de Educação Ambiental elabora a cada três anos o Programa Municipal de Educação Ambiental, que norteia a proposta de Educação Ambiental do Município. Por meio deste documento, é elaborado, anualmente, o Plano de Ação que possibilita o planejamento, o mapeamento e o acompanhamento das ações em Educação Ambiental no contexto da educação formal e não-formal. Assim, é parte integrante do Plano de Ação o Mapeamento das Ações em Educação Ambiental que tem o propósito de diagnosticar as ações em Educação Ambiental que ocorrem em São José do Rio Preto em âmbito formal e não-formal para que seja possível acompanhar, fomentar, fortalecer e articular tais ações.

Programa de Educação Ambiental

O Programa Municipal de Educação Ambiental do Município de São José do Rio Preto visa nortear as ações de Educação Ambiental no âmbito da educação formal e não-formal, buscando a conscientização da sociedade em prol da construção da cidadania responsável, com foco na cultura de sustentabilidade socioambiental.


Plano de Ação

O Plano de Ação, elaborado anualmente, visa facilitar a gestão das práticas em Educação Ambiental no Município de São José do Rio Preto, possibilitando o planejamento, mapeamento e o acompanhamento das ações em Educação Ambiental no contexto da educação formal e não-formal.

Mapeamento das Ações em Educação Ambiental

O mapeamento das ações em Educação Ambiental tem o propósito de diagnosticar as ações em Educação Ambiental que ocorrem em São José do Rio Preto em âmbito formal e não-formal para que se possível acompanhar, fomentar, fortalecer e articular as ações.