Curso de Leitura

Professores do ciclo I concluem curso de leitura e escrita no processo de alfabetização

Com objetivos alcançados, Secretaria de Educação prevê formação de novas turmas já no próximo ano

Foi finalizado na sexta-feira, dia 16, o curso “Leitura, escrita e processos de aprendizagem na alfabetização” oferecido para professores do Ciclo I do Ensino Fundamental, promovido pela Secretaria Municipal de Educação em parceria com a Escola de Gestão Pública Ana Maria Vilela (EGP).

Mais de cem professores concluíram a formação que teve como referência os materiais do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (Profa), curso que foi oferecido no início dos anos 2000 em parceria com o Ministério da Educação.

De acordo com a coordenadora de Políticas Públicas da SME, Leandra Vergínia Justo Herrera, o objetivo do curso foi alcançado e as expectativas foram superadas. “Recebemos muitos feedbacks positivos e solicitações de professores que não conseguiram participar desta edição, já solicitando novas turmas”, disse.

A professora Priscila Duarte Baldini Vacari participou do curso e disse que representa um marco para o aprofundamento dos estudos sobre alfabetização. “Em cinco encontros vimos conceitos importantes e fizemos exercícios que nos fizeram observar mais atentamente a nossa prática docente e, então, repensar nossos conceitos enraizados, para ampliar nossos horizontes e nos fundamentarmos mais nessa prática alfabetizadora voltada para o construtivismo”, afirmou.

O curso teve duração de 15 horas de aulas presenciais e outras 15 horas de estudos, planejamentos e situações de aprendizagens e registros. Leandra completou ainda que por meio destes estudos, foi possível formar o embasamento das concepções de como a criança pensa a respeito da alfabetização, com destaque para as análises de propostas que foram ajustadas ao nível de conhecimento destes alunos para darem sequência no avanço do processo.

A SME prevê a formação de novas turmas de Módulo 1 e Módulo 2 para 2023.