Recepção dos Alunos nas semanas iniciais: acolhimento e adaptação
Anexos 6 e 7
RECEPÇÃO DOS ALUNOS NAS SEMANAS INICIAIS: ACOLHIMENTO E ADAPTAÇÃO
Pensar na acolhida dos alunos é uma condição para a organização da rotina e para o estabelecimento de vínculos, não somente nos dias do planejamento, mas durante todo o ano. Nesse momento cabe refletir sobre como será a recepção dos alunos, definindo questões práticas:
- Haverá necessidade de um horário diferenciado para esse acolhimento? Para quais crianças? Sobre esse aspecto, é preciso considerar as particularidades de cada criança.
- Como será a rotina?
- Quais atividades podem ser desenvolvidas?
- Quem serão os responsáveis por essas ações?
- Como iniciar a construção de vínculos com as crianças e as famílias?
-Algumas crianças necessitam de mais tempo para adaptar-se?
-Haverá a permanência da mãe, pai, responsável na escola, se necessário?
-Como favorecer o contato com os irmãos que estudam na escola?
-As crianças poderão trazer seus objetos de apego (cheirinhos, bichinhos, chupetas,etc)?
São estes questionamentos que devem direcionar o planejamento das ações de acolhimento das crianças e de toda a comunidade escolar.
Sugerimos algumas ideias para a semana inicial:
Organizar as salas em cantos de atividades diversificadas oferecendo brinquedos, materiais para desenho ou outros tipos de materiais interessantes, criando um cenário que envolva e convide a criança e propor que, no momento de chegada, as crianças e os pais/responsáveis tenham um tempo para conviverem e desfrutarem do espaço juntos.
Receber as crianças com arranjos com diferentes formas de organização da sala de aula, variando os materiais. Recebê-los assim pode surpreendê-los, provocá-los e fazê-los interessar-se pela escola.
Aproveitar e explorar espaços externos da escola como por exemplo: área verde, parques, pátio, solários, entre outros.
O Acolhimento pode ser enfocado sob diferentes pontos de vista:
o da criança, pelo significado e emoção despertados pela passagem de um espaço seguro e conhecido para outro em que é necessário investimento afetivo e intelectual para poder estar bem;
o das famílias, que compartilham a educação da criança com a creche/pré-escola;
o do professor, que recebe uma criança desconhecida e ainda tem as outras do grupo para acolher;
o das outras crianças, que estão chegando ou que fazem parte do grupo e precisam encarar o fato de que há mais um com quem repartir, mas também com quem somar;
o da instituição, nos aspectos organizacional e de gestão que precisam prever espaço físico, materiais, tempo e recursos humanos capacitados para esta ação.” (https://avisala.org.br/index.php/assunto/jeitos-de-cuidar/entre-adaptar-se-e-ser-acolhido/ Acesso em 11/12/2018).
Textos Acolhida / Adaptação
Pensando no espaço para a acolhida
Vídeos sobre acolhimento e adaptação
CINDEDI Adaptações na Educação Infantil
Vídeo do Cindedi, Centro de Desenvolvimento Humano e Educação Infantil, e da Creche Carochinha, ambos da USP, Universidade de São Paulo, em Ribeirão Preto. O vídeo trata do momento de adaptação das crianças às creches e pré-escolas, nas diversas fases em que as mudanças são necessárias.