Observação e Escuta atenta

Anexos 8 e 9 

OBSERVAÇÃO E ESCUTA ATENTA 

Desde as primeiras semanas, faz-se a observação e escuta atenta do que dizem e pensam as crianças por meio de suas manifestações, preferências, emoções, suas reações, a expressão de suas linguagens e singularidades.

A permanente curiosidade dos professores sobre as crianças nesse processo de observação e escuta constantes é a premissa básica da avaliação em Educação Infantil, e não a intenção de julgar como positivo ou negativo o que uma criança é ou não capaz de fazer ou de aprender (Hoffmann, 2012).  A autora sugere algumas ações que podem auxiliar nosso olhar no processo de observação permanente da criança:

a) manter uma atitude curiosa e investigativa sobre as reações e manifestações das crianças no dia a dia da instituição;

b) valorizar a diversidade de interesses e possibilidades de exploração do mundo pelas crianças, respeitando sua identidade sociocultural;

c) proporcionar-lhes um ambiente interativo, acolhedor e alegre, rico em materiais e situações a serem experienciadas;

d) agir como mediador de suas conquistas, no sentido de apoiá-las, acompanhá-las e favorecer-lhes desafios adequados aos seus interesses e possibilidade; 

e) fazer anotações diárias sobre aspectos individuais observados, de forma a reunir dados significativos que embasem o seu planejamento e a organização do ambiente educativo. (Hoffmann, 2012, p.31)

Referência: HOFFMANN, J. Avaliação e Educação Infantil: um olhar sensível e reflexivo sobre a criança. Porto Alegre: Mediação, 2012.

 

Nota 10 - Primeira Infância: O Desenvolvimento do Cérebro

A série Nota 10 -- Primeira Infância, composta por cinco programas, foi desenvolvida em parceria pela FMCSV e o canal Futura, e traz de forma leve e dinâmica conhecimentos científicos sobre a importância do cuidado com as crianças de zero a três anos de idade. O primeiro episódio trata do desenvolvimento infantil e mostra como as experiências e os estímulos que o bebê vivencia desde a fase intrauterina influenciam a formação de seu cérebro, afetando diretamente a saúde física e emocional, o comportamento, a motricidade e a capacidade de aprendizagem. 

(Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal 

Publicado em 29 de ago de 2012) 

Na Educação Infantil é preciso escutar...

Severino Antônio fala sobre como a educação infantil é uma condução que precisa envolver a escuta da criança. 


(Fundação Alana

Publicado em 15 de jan de 2014)

Avaliação na Educação Infantil 

As leis e os documentos que tratam da avaliação na educação infantil. Além das definições legais, programa apresenta também pesquisas sobre o tema e exemplos de práticas avaliativas presentes em creches e pré-escolas. 

(Instituto Advento

Publicado em 18 de ago de 2011)

UNIVESP - Educação Infantil: cuidar, educar e brincar

Programa da disciplina Fundamentos e Princípios da Educação Infantil. As especialistas em educação infantil Beatriz Ferraz e Tizuko Morchida analisam situações de cuidado, educação e brincadeira com crianças pequenas em creches e pré-escolas. Fomos a algumas escolas para mostrar na prática que o educar está associado em diversas atividades realizadas na educação infantil - no banho, na troca de fraldas, na alimentação e higiene. Mostramos também que a brincadeira é o eixo da educação infantil e que a partir dela a criança também aprende. 

(UNIVESP Publicado em 24 de mar de 2011) 

Educação Infantil - Concepções de Criança, Creche e Pré-Escola