Formação de Professores
INDICAÇÃO DE MATERIAL DE ESTUDO POR KIUSAM DE OLIVEIRA
Afro-etnomatemática
Etnomatemática
GERDES, Paulus. Da etnomatemática a artedesign e matrizes cíclicas. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2010. GERDES, Paulus; DJEBBAR, Ahmed. Mathematics in African History and Cultures: An annotated Bibliography. Morrisville NC: União Matemática Africana & Lulu, 2007.
GERDES, Paulus; DJEBBAR, Ahmed. History of Mathematics in Africa: AMUCHMA 25 Years. v.1 e 2. Morrisville NC: União Matemática Africana
& Lulu, 2011.
GERDES, Paulus. Geometry from Africa: Mathematical and educational explorations. Washington: Mathematical Association of America, 1999.
__________. African Doctorates in Mathematics: A Catalogue.
Morrisville NC: African Mathematical Union & Lulu, 2007a.
__________. Otthava: Fazer Cestos e Geometria na Cultura Makhuwa do Nordeste de Moçambique. Nampula: Universidade Lúrio & Morrisville NC: Lulu, 2007b.
__________. Etnomatemática: Reflexões sobre Matemática e Diversidade Cultural. Ribeirão: Edições Húmus, 2007.
__________. (Org.). A numeração em Moçambique: Contribuição para uma reflexão sobre cultura, língua e educação matemática. Morrisville NC: Lulu, 2008a.
__________. Geometria Sona de Angola: Matemática duma Tradição Africana. Morrisville NC: Lulu, 2008b.
__________. Sipatsi: Basketry and Geometry in the Tonga Culture of Inhambane (Mozambique, Africa). Morrisville NC: Lulu, 2009.
__________. Da etnomatemática a arte-design e matrizes cíclicas. Belo Horizonte: Editora Autêntica, 2010
OTTHAVA: Fazer Cestos E Geometria Na Cultura Makhuwa Do Nordeste de Moçambique – Paulus Gerdes
O livro debruçar-se-á sobre práticas na cultura makhuwa que evidenciam considerações geométricas, susceptíveis de uma exploração matemática e educacional. As práticas a serem apresentadas neste livro provêm da esfera cultural de 'otthava' - tecer, entretecer, entrecruzar, entrançar - ou seja, da cestaria e da esteiraria. Constituem temas de análise a fabricação de funis, de chapéus, de armadilhas de pesca, de recipientes, de peneiras, de chocalhos de dança, de carteiras, de tranças decoradas, de cestos, de nós e de esteiras.
Etnomatemática: Reflexões sobre Matemática e Diversidade - Paulus Gerdes
Cultural Países como Colômbia e Moçambique caracterizam-se pela sua diversidade e riqueza culturais. Nesta conferência plenária apresentar-se-ão algumas reflexões sobre educação matemática em contextos de diversidade cultural. Como se podem preparar educadores e professores para trabalhar numa sala de aula multicultural? Como se pode motivar alunos de origens sócio-culturais diferentes? Como se pode contribuir para a realização do potencial matemático de todos os estudantes.
Geometria Sona de Angola: Matemática duma Tradição Africana - Paulus Gerdes
Reconstrução de conhecimento matemático e incorporado na tradição de desenho 'sona' dos Cokwe de Angola e zonas vizinhas do Congo e da Zâmbia
“A Numeração em Moçambique: Contribuição para uma reflexão sobre cultura, língua e educação matemática” - Paulus Gerdes
Como se conta nas diversas línguas faladas em Moçambique? Como se desenvolveram os sistemas de numeração? Quais são os principais sistemas de numeração em África? Como fazem os falantes das diversas línguas os seus cálculos mentais? Como se pode melhorar o processo de ensino-aprendizagem da Aritmética nas escolas moçambicanas? Estas perguntas constituem algumas das questões colocadas no livro A Numeração em Moçambique. Com este livro pretende-se contribuir para uma reflexão sobre cultura, língua e educação matemática básica. (186 p.)
Da etnomatemática a arte-design e matrizes cíclicas, Paulus Gerdes
Neste livro o leitor encontra uma cuidadosa discussão e diversos exemplos de como a matemática se relaciona com outras atividades humanas. Para o leitor que ainda não conhece o trabalho de Paulus Gerdes, esta publicação sintetiza uma parte considerável da obra desenvolvida pelo autor ao longo dos últimos 30 anos. E para quem já conhece as pesquisas de Paulus, aqui são abordados novos tópicos, em especial as matrizes cíclicas, ideia que supera não só a noção de que a matemática é independente de contexto e deve ser pensada como o símbolo da pureza, mas também quebra, dentro da própria matemática, barreiras entre áreas que muitas vezes são vistas de modo estanque em disciplinas da graduação em matemática ou do ensino médio.
Afroetnomatemática
MANCALA: O Jogo Africano no Ensino da Matemática, Rinaldo Pevidor Pereira, Henrique Cunha Júnior.
MANCALA: O Jogo Africano no Ensino da Matemática, constitui a inspiração filosófica deste livro que apresenta um relativo afastamento crítico do eurocentrismo, geralmente praticado na formação educacional e nos campos de pesquisa em educação no Brasil. A Lei 10.639/2003, tornou obrigatório o ensino de história e cultura afro-brasileira, nos estabelecimentos oficiais e particulares do ensino fundamental e médio. Para tanto, se torna necessário a formação e a capacitação de professores nas diversas áreas do conhecimento. Dentre as áreas do saber, a matemática tem apresentado maior dificuldade em se adequar a presente lei, devido a concepção de que este campo do conhecimento possui uma linguagem universal própria e, portanto, estaria fora do escopo do ensino de história e cultura afro-brasileira. No entanto, o propósito da obra é a introdução do ensino de matemática articulado com a cultura e história africana e afro-brasileira com o suporte da etnomatemática. Partindo das cosmovisões e filosofias africanas, o autor utiliza o jogo africano Mancala como ponto de partida para reflexões e mudanças de postura, dos professores e alunos, em relação a matemática e a nossa cultura afro-brasileira. Do ponto de vista pedagógico, é que se elegeu o jogo Mancala, visto ser uma atividade lúdica, com base lógica e com um amplo espectro de possibilidades de se relacionar com a matemática e, a temática da Lei 10.639/03. Neste contexto, o autor mostra neste livro, a forma como ele utilizou o jogo para construir conceitos de matemática e conhecimentos sobre história e cultura afro-brasileira. Por ser a matemática e a Lei 10.639/03 componentes do currículo oficial e, levando em consideração os resultados alcançados pelo autor em sua experiência com atividades multidisciplinares com o jogo, recomendamos esta obra para a capacitação de pedagogos e professores de diversas áreas do saber bem como para estudantes de graduação em matemática e pedagogia.